Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Crescendo em Conhecimento

Texto Base: Oséias 6.3 / I Pedro 3.18

INTRODUÇÃO
A maturidade não vem com a idade. O tempo de igreja não traz crescimento espiritual. Crescemos na maturidade espiritual na medida em que avançamos em conhecer e obedecer os ensinamentos de Jesus Cristo, buscando viver de acordo com os princípios e valores das Escrituras Sagradas. Envolve o desenvolvimento de uma relação íntima com o Espírito Santo, na compreensão e na aplicação dos ensinamentos bíblicos em todas as áreas da nossa vida. Portanto, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3). Mas, para confiar na Palavra, precisamos conhecer o Deus da Palavra. Como conhecemos o Senhor? Quais os benefícios de conhecer a Deus e a Sua Palavra?

PROPÓSITO
Aprender que o conhecimento de Deus nos leva à maturidade.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos:
1) COMO DEUS SE REVELA A NÓS?
Como você sabe que Deus existe? O conhecemos porque Ele se deixa revelar a nós (Lc 10.21-22). Deus se revela principalmente através das Escrituras. Na Bíblia Deus se revela e mostra o Seu amor e o Seu propósito para nós, ela ainda apresenta as outras maneiras como Deus pode se revelar aos homens. A própria Bíblia explica a Bíblia.

Quem lê a Bíblia descobre quem é Deus, a Sua grandeza e o que Ele é poderoso para fazer (1Cr 29.11). A Bíblia gera fé em nossos corações (Rm 10.17), fé é confiança. Existem vários tipos de fé. Você corta seu cabelo com alguém que você tem fé e confia em sua habilidade profissional. A Bíblia revela Deus para nós, e quanto mais lemos a Bíblia, mais conhecemos e confiamos em Deus. Passamos a ter paz na alma e a desfrutar da Sua graça. O conhecimento de Deus nos torna mais maduros, fortes e vitoriosos.

2) OS BENEFÍCIOS DA PALAVRA DE DEUS.
Dependendo da criança, um pequeno peso já é o suficiente para derrubá-la. O conhecimento da Palavra fortalece o Cristão; cria em nós um nível de proteção contra os ataques do mal; ela nos firma nos caminhos de Deus para não desviarmos. Escondida no coração ela nos dá forças para vencermos o inimigo (Sl 119.11). Jesus venceu o diabo com a Palavra (Mt 4.4). Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça (2Tm 3.16).

Ela traz maturidade e santidade: “vós já estais limpos pela minha palavra” (Jo 15.3) e a santidade a autoridade. “Estude a Bíblia para ser sábio; creia nela para ser salvo; siga os seus preceitos para ser santo” (Billy Graham). Consolo, esperança, ensino e salvação vêm da palavra de Deus. Não há horas de desespero em nossa vida que a Palavra de Deus não possa derramar luz e nos trazer conforto (Sl 119.105).

“Nas Escrituras há um bálsamo para cada ferida, um unguento para cada machucado” (Spurgeon). A Palavra de Deus é como uma árvore cuja raiz está firmada no céu. Ela é uma prescrição divina para curar toda infelicidade. Os que se apegam a ela, e entregam a alma a Sua guarda, e a vida a Seu dispor, encontrarão paz e sossego.

3) COMO LER A BÍBLIA.
Deixe a Bíblia ler você. Você se enxerga melhor quando se olha na Bíblia do que quando se olha no espelho. Deus falou para Josué meditar na Palavra de dia e de noite (Js 1.8). Mas, como é esse meditar? A palavra bíblica para meditar significa literalmente “ruminar”.

Lembrando como faz uma vaca no campo após engolir o capim. Eis alguns passos para você ler a Bíblia todos os dias: 1) Escolher um horário e transformá-lo em hábito; 2) Orar antes de ler, uma oração simples como: “Pai, me ajude a conhecê-lo melhor”. Deus ama essas orações, pois é Seu desejo revelar a Sua natureza a nós; 3) Separe um versículo, de preferência curto, para anotar e memorizar; 4) Procure aplicar os ensinos no seu dia a dia e verá a diferença.

Aplicação Prática: se dedique a ser íntimo do Senhor através da oração e da leitura bíblica.

CONCLUSÃO
A maturidade cristã não vem com a idade, ela é o resultado das experiências com Deus. Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Se não conhecermos a Palavra, também não conheceremos a Deus. Portanto, é básico tirar um tempo para estudarmos e meditarmos nas Escrituras. Quem não tem base na Palavra, não tem fé no coração e é vulnerável ao pecado. É preciso conhecer a Bíblia, crer nela e praticar aquilo que ela diz. A Bíblia é o alicerce da nossa vitória.

Fonte: Igreja Cristã Presbiteriama
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *