Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Viva o Hoje

Texto Base: Lucas 12.25-26

Quebra-gelo: Você se preocupa muito com o futuro?

INTRODUÇÃO
Olhando para o futuro! É assim, que a maioria dos profissionais e homens de negócios gastam grande parte do seu tempo; olhando para o futuro buscando antecipá-lo e se preparando para ele.  Antecipar o que pode acontecer em breve pode nos preparar e equipar para reagirmos de modo apropriado. Sem planejamento, o futuro pode, de fato nos pegar de surpresa.

Mas por outro lado, viver excessivamente preocupado com o futuro, traz danos irreparáveis para nossa saúde física e emocional. Ao acordar não podemos ter certeza do que o dia vai nos trazer. Podemos nos deparar com as situações mais imprevistas. Nesta noite vamos aprender juntos:

PROPÓSITO
Analisar se estamos vivendo o presente ou o futuro.

DESENVOLVIMENTO
QUATRO LIÇÕES PARA VIVER BEM NO PRESENTE.

1) VIVA O HOJE (Sl 118.24)
Com frequência cravamos os olhos ansiosamente no futuro com nossas esperanças e sonhos e deixamos de valorizar o presente. Viveremos o hoje somente uma vez, se passar, jamais recuperaremos as oportunidades que ele nos apresentou, para vivermos bem, temos que valorizar o presente. Pergunta: Se você soubesse que hoje seria o seu último dia de vida, você teria feito às mesmas coisas, e do mesmo jeito que você fez hoje?

2) NÃO SE AFLIJA COM O FUTURO (Mt 6.34)
Desperdiçamos muita energia, nos preocupamos e nos afligimos com aquilo que nem sequer sabemos se vai acontecer nos dias por vir. Embora ignorar o futuro seja tolice, só podemos influenciar diretamente no hoje. Se nos esforçarmos para resolver os problemas de hoje, as questões de amanhã poderão ser menos graves do que tínhamos imaginado. Pergunta: Em sua opinião, como evitar preocupações desnecessárias com o futuro? Importante: A Bíblia nos ensina que planejar o futuro sem pedir a direção de Deus é pecado. Ler Tg 4.13-17.

3) VALORIZE CADA DIA (Sl 90.10,12)
O tempo parece passar cada dia mais rápido, fato que se torna mais evidente à medida que envelhecemos. Se encararmos cada dia como um presente único e especial, compreenderemos a importância de tentar extrair dele o máximo que pudermos. Pergunta: Com suas palavras, qual a receita para aproveitar e viver melhor a cada dia?

4) EVITE ADIAR O QUE É PRIORIDADE (Ef 5.15-16)
“Amanhã acharei tempo para resolver isto!” Você já disse isto? Geralmente quando o amanhã chega, preocupações mais proeminentes nos afastam daquilo que adiamos. Procrastinação (adiamento, demora) é doença que mata o tempo e destrói oportunidades. Foque naquilo que realmente é prioridade. Pergunta: Comente algo, que em sua opinião não podemos deixar para amanhã!

CONCLUSÃO
A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a força e entusiasmo na execução perfeita daquilo que estamos fazendo hoje, e confiar totalmente nosso futuro nas mãos de Deus que nos criou e tem: … um bom futuro para nós (Jr 29.11)

Autor: Igreja Aliança de Amor
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Agosto de 2023

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Restauração da Unidade da Família

Restauração da Unidade da Família

Texto Base: Lucas 1.17 INTRODUÇÃOO versículo base fala de reconciliação entre pais e filhos rebeldes como a condição para a preparação de um povo dedicado ao Senhor. Deus, o Pai celestial, quer restaurar os relacionamentos familiares e trazer cura para as famílias,...

O Milagre na Família

O Milagre na Família

Texto Base: João 2.1-11 INTRODUÇÃODeus está interessado em agir na família antes mesmo de fazer qualquer milagre de cura, libertação ou qualquer outra intervenção miraculosa. Pois, a família tem prioridade no plano divino. Não foi criada para o fracasso....

A Relação entre Família e Fé

A Relação entre Família e Fé

Texto Base: Efésios 3.14-15 INTRODUÇÃODurante o mês de maio vamos falar sobre família – a primeira instituição criada por Deus, a célula base para a formação da sociedade. Nos versículos do texto base, o Apóstolo Paulo declarou a sua rendição à soberana vontade de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *